segunda-feira, 29 de novembro de 2010

História do Symbian

symbian-logo


SymbianOS é um sistema operativo criado para rodar nos telemóveis "multimédia" com suporte para cameras fotográficas, MMS, wireless, bluetooth, entre outras funções.

Este sistema operativo é predominantemente baseado em um ambiente gráfico bastante simples. Actualmente é utilizado na maioria dos recentes modelos de telemóveis dos grandes fabricantes.

A grande preocupação do Symbian OS é evitar ao máximo o desperdício dos recursos do celular, como bateria e memória. Para isso ele conta com diversos mecanismos que são eficientes ao tratar com esses problemas. Em sua versão mais nova, a 9.5, foi reduzido o consumo de memória em 30% em relação a versão anterior.

O Symbian é um consórcio de várias empresas, fundado em 1998 e que está em plena operação até os dias de hoje. Outrora formado pelas empresas Nokia, Siemens, Samsung, Ericsson, Sony Ericsson e Panasonic, atualmente pertence a Nokia, que adquiriu a quase totalidade de suas ações em dezembro de 2008. Empresas não-pertencentes ao consórcio podem licenciar o Sistema Operacional para utilização em seus produtos.

Era a empresa que fornecia o sistema EPOC 32 que equipava os handhelds da inglesa Psion no início da era de equipamentos portáteis por volta de 1998. A própria Psion era a maior acionista da empresa e investia bastante para conseguir uma fatia do mercado de sistemas operacionais de aparelhos portáteis. As outras empresas que faziam parte da Symbian eram Nokia, Motorola e Ericsson.

Com a explosão de consumo dos telefones celulares, a Symbian começou a desenvolver sistemas para as grandes empresas do ramo, principalmente Nokia, Ericsson e Motorola. A grande maioria dos celulares modernos de hoje são operados pelo sistema operacional da Symbian. Ele é um sistema totalmente modular, e permite que cada empresa crie sua própria interface. Portanto este sistema não tem uma cara definida. Pode ser um simples sistema de textos em telas monocromáticas, ou um completo sistema operacional tão potente como o PalmOS ou PocketPC que já pode ser encontrado nos SmartPhones da Nokia, SonyEricsson, Foma, Siemens, Motorola, dentre outras.

Os formatos de arquivo do Symbian são: .six e .sisx. Ele é um sistema muito versátil que permite desenvolver em:

  • Symbian C/C++
  • JavaME
  • FlashLite
  • Perl
  • Python
  • Ruby
  • Lua
  • Acelerômeter
  • QT
  • Fonte: Wikipedia


    Eu particularmente gosto muito do Symbian, muitas pessoas acham um sistema fraco e atrasado mas eu não vejo ele assim pois temos muitos programas surgindo depois do QT e esses podem se comparar ao Iphone. É lógico que o Iphone tem bem mais programas mas a diferença é que a maioria dos programas no symbian são grátis e fáceis de usar. Fique ligado no blog em breve postarei os melhores programas e também vou falar na próxima postagem sobre o Symbian^3 que é o novo e também as novas tendências (Symbian^4).

    Comentários
    0 Comentários

    Postar um comentário

    Custom Search