sábado, 8 de setembro de 2012

DICA: Recupere Pen Drives danificados e outros dispositivos

Kingston-DataTraveler-200

Quem tem Pen Drive sabe que de vez em quando acontece algum problema seja por corrompimentos ou por remover o Pen Drive sem segurança e assim não conseguimos formatá-lo. Existem diversas soluções na internet para recuperar um Pen Drive e por isso eu resolvi colocar aqui, pois para mim foi muito útil.

 

Como recuperar seu pendrive USB que nao é reconhecido pelo micro:


Um pendrive é um dispositivo em estado sólido, e não enfrenta problemas de corrupção de dados devido a choques mecânicos, mas falhas de software podem deixar seu Pen Drive em um estado inacessível, não sendo possível as vezes nem formatá-lo.
Em alguns casos isso é provocado devido ao fim da vida útil da memoria flash do aparelho, não existindo mais recuperação se for esse o caso. Na maioria das vezes isso é provocado apenas devido a um corrompimento no sistema de arquivos do Pen Drive.
Em muito casos, uma simples formatação pelo Windows Explorer ou gerenciador de discos acaba resolvendo a situação, mas em outros casos o estrago no sistema de arquivos é tão grande que o Pen Drive nem é mais reconhecido pelo gerenciador de discos, não sendo possivel formatá-lo.
Para solucionar essa situação, faça o download do utilitário da HP no link abaixo:
http://www.softpedia.com/get/System/Hard-Disk-Utils/HP-USB-Disk-Storage-Format-Tool.shtml

Execute o programa HP USB Disk Storage Format Tool. Selecione o pendrive na lista e formate-o com sistema de arquivos FAT16 se o tamanho for inferior a 2GB e FAT32 se o tamanho for superior.
O mesmo utilitário pode ser usado para deixar o pendrive bootável durante a inicialização do computador. Isso requer também suporte pela BIOS do seu micro.
Essa mesma dica funciona com cartões de memória que estão dando erros aleatórios em máquinas digitais por exemplo e, cujo problema seja causado por sistema de arquivos corrompido. Nesse caso, devemos conectar o cartão de memória em algum leitor USB (nao serve a câmera), e formatá-lo usando esse utilitário.

Outra dica é tentar formatá-lo através de um programa particionador, o EASEUS Partition Master Home Edition. Atenção: Se for utilizar esse programa particionador tome muito cuidado para não formatar o seu hd ou outro dispositivo. Para saber qual deles é o Pen Drive, é só entrar na pasta Computador e olhar qual é a letra e o nome do Pen Drive desejado.

Ainda não funciona:


Se mesmo após as dicas anteriores você ainda não conseguiu recuperar o seu Pen Drive, cartão de memória e afins, ele infelizmente não tem mais recuperação.

.

Evitando problemas futuros:


Para evitar problemas futuros, é importante sempre desconectar o Pen Drive somente após desmontar a unidade. Isso no linux é feito através do comando umount.
No Windows é só clicar naquela setinha verde perto do relógio e aguardar aparecer a mensagem que seu dispositivo pode ser removido com segurança.

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

Custom Search